No final do século XVIII eclodiram no Brasil movimentos de contestação ao domínio portugues. Chamados de movimentos emacipacionistas, pregavam a luta de independência. Destacam-se a Inconfidência Mineira e a Conjuração baiana, temas desta postagem.
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.Para saber mais clique sobre a figura de Tiradentes.
Assista esta animação crítica e bem humorada sobre a Inconfidência Mineira.
A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus líderes exerciam este ofício), foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil.

Clique sobre a imagem abaixo e tenha mais informações sobre este tema.


Um comentário:
trabalho de sociologia
sintese:
Indivíduo: a palavra individuo abre espaço para varias outras como, identidade e socialização, ou seja vários fatores que influenciam na formação da pessoa.
Família: uma criança quando nasce já encontra tudo organizado e pronto para ser utilizado e, ao longo de sua vida vai se adaptando e aprendendo a linguagem, e os costumes, ela vai se acostumando com as tecnologias e também com a historia de seu povo. A estrutura familiar era muito diferente das dos dias atuais.
Religião: a influencia religiosa das pessoas é muito grande e, na maioria das vezes, imperceptível. A educação e os costumes são os maiores instrumentos para formação dessa ação automática.
Escola: A escola esta inserida na realidade do conflito ético, porque ela convive com os conflitos institucionais de modernização e adaptação a uma realidade democrática. Os professores percebem que os alunos não são mais como antes, passivos e obedientes, são feitos de uma pedagogia autoritária.
Meios de Comunicação: Estamos tão imersos no discurso midiático que, muitas vezes, nem percebemos a extensão de sua presença. A mídia tornou-se o principal instrumento de contato entre a elite política e os cidadãos comuns. As conseqüências desse fato são importantes: ele significa que o acesso à mídia substitui esquemas políticos tradicionais e, notadamente, reduz o peso dos partidos políticos.
Identidade: A nossa identidade vem sendo construída ao longo da nossa história. Algumas coisas não nos agradam e as transformamos lentamente, outras nem reparamos que se faz necessário mudar, pois privilegiamos o que nos afeta diretamente. Como por exemplo o descaso no nosso meio ambiente.
Gabriela
Postar um comentário